quinta-feira, 14 de abril de 2011

Horta caseira e outras plantinhas

Quando viemos morar neste apartamento, 11 anos atrás, fiquei encantada com o quintal. Apartamento com quintal é ou não é bacana? Na verdade é uma área pequena até, mas muito boa para fazer uma baguncinha de vez em quando. Além disso, nesse espaço eu pude realizar meu desejo de plantar.
Eu morava num apartamento de 42m2. Isso aí... Me orgulho de dizer que já recebi 50 amigos numa festinha de aniversário (até hoje ninguém sabe como coube tanta gente lá dentro e com a porta fechada!).
Minha infância foi toda nesse espaço onde eu sonhava em ter mais espaço. Principalmente porque eu queria duas coisas: plantas e sol (se possível com uma piscina embaixo dele).

Aqui, primeiro comecei com plantinhas pequenas, algumas jibóias (que estão aqui até hoje) e flores também pequenas... Depois me animei e fui ao Cadeg para comprar meus três ficus. Com o passar dos anos, fui adquirindo cada vez mais plantinhas e minha mãe jura que isso virou patologia. De fato, cada vez que eu fico chateada ou triste, compro uma plantinha nova ou vou arrumar as que já tenho. E melhoro...

Já mudei do apartamento e voltei, mas sempre mantive as plantas em todos os lugares...

Comecei uma paixão louca por orquídeas e hoje não sei mais quantas tenho. Não sabia que viciava. Mas vicia, gente! Cuidado! rsrs. Sempre que começo a catalogar, separo mais umas duas ou três mudas ou não resisto e compro outra espécie que estava há tempos de olho... rs. O pior é que não tenho mais espaço nas sombras dos ficus, nem nas janelas, nem em canto nenhum!! E estou ficando preocupada com isso... Bom, assunto para outro post. Falarei só sobre orquídeas, ok?

Do ano passado pra cá, comecei a loucura por horta. Eu sempre tive uma ou outra comidinha... mas agora, definitivamente, tem muita coisa. Replantei algumas essa semana, podei outras e estou com muitas mudas em franco desenvolvimento... plantar e cuidar das "filhotas" é um exercício constante. Não sei para os outros, mas para mim traz uma alegria enorme.

Então... sem mais delongas, vejam como estão as plantinhas. Quem sabe vocês não se animam e colocam mais verde em suas vidas? Eu recomendo!

Jabuticabeira bonsai.


Outros dois bonsais: cerejeira e figueira.



E aí está a minha prateleira nova, feita com veneziana. Nela coloquei alface, menta, hortelã (está no fundo), coentro, tomilho e tomate (muda).


Meu pé de maracujá.
(devidamente cercado para evitar que Olga Maria coma os morangos e o poejo, que ficam embaixo).


Tangerina.


Amoreira. Falei dela no post sobre Santa Teresa.


Alecrim.


Tomate cereja. Não está lindo?


Melissa pra ficar calminha...


Pimentinhas.


Olha aí o pé de morango!


Tomilho e coentro ao fundo.


Esse foi assim: parti um tomate para fazer salada. Peguei uma colherada de sementes dele e joguei num vasinho com terra. 1 semana depois... tchãrãn! Vou fazer o replantio em breve.

Menta.


Goiabeira bebê.


Boldo.


Pitanga! Hummmm. Adoro!


Babosa.


Lavanda.


Erva cidreira e orégano (no fundo) e hortelã pimenta.


Romã bonsai.

Gente, tem muitas outras plantinhas aqui, mas tenho que tirar mais fotitas para montar um post e apresentá-las, ok? E então, já posso abrir um horti-fruti?

Beijos!

Rê

PS: Ontem plantei sementes de mostarda e de espinafre. Caso cresçam direitinho, em breve terei mais plantas que vasos aqui... rs.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Final de semana

Olá pessoas! Tudo bem?
Pra variar, eu me enrolei aqui com as postagens.
Na semana passada travei a minha coluna. Velhice é uma meleca!!! Com isso tive que dar um tempo nas digitações e nas artes... Mas, no final de semana passado fiz mais uma prateleira de veneziana e um abajour de garrafa!
Ainda não coloquei as fotos aqui no computa... farei isso em breve para que vocês vejam como ficou, ok?
Digam que está lindo, que eu sou linda e que faço tudo de lindo, tá? Tô carente... rs.

Mas, para que vocês não fiquem sem ver nada das novidades daqui, deixo a foto abaixo da minha primeira colheita de tomates! Não é fofo? Fiz uma salada ótima (com 2 tomates cereja... hehehehe)!!!!



Beijocas!
Rê