quinta-feira, 14 de abril de 2011

Horta caseira e outras plantinhas

Quando viemos morar neste apartamento, 11 anos atrás, fiquei encantada com o quintal. Apartamento com quintal é ou não é bacana? Na verdade é uma área pequena até, mas muito boa para fazer uma baguncinha de vez em quando. Além disso, nesse espaço eu pude realizar meu desejo de plantar.
Eu morava num apartamento de 42m2. Isso aí... Me orgulho de dizer que já recebi 50 amigos numa festinha de aniversário (até hoje ninguém sabe como coube tanta gente lá dentro e com a porta fechada!).
Minha infância foi toda nesse espaço onde eu sonhava em ter mais espaço. Principalmente porque eu queria duas coisas: plantas e sol (se possível com uma piscina embaixo dele).

Aqui, primeiro comecei com plantinhas pequenas, algumas jibóias (que estão aqui até hoje) e flores também pequenas... Depois me animei e fui ao Cadeg para comprar meus três ficus. Com o passar dos anos, fui adquirindo cada vez mais plantinhas e minha mãe jura que isso virou patologia. De fato, cada vez que eu fico chateada ou triste, compro uma plantinha nova ou vou arrumar as que já tenho. E melhoro...

Já mudei do apartamento e voltei, mas sempre mantive as plantas em todos os lugares...

Comecei uma paixão louca por orquídeas e hoje não sei mais quantas tenho. Não sabia que viciava. Mas vicia, gente! Cuidado! rsrs. Sempre que começo a catalogar, separo mais umas duas ou três mudas ou não resisto e compro outra espécie que estava há tempos de olho... rs. O pior é que não tenho mais espaço nas sombras dos ficus, nem nas janelas, nem em canto nenhum!! E estou ficando preocupada com isso... Bom, assunto para outro post. Falarei só sobre orquídeas, ok?

Do ano passado pra cá, comecei a loucura por horta. Eu sempre tive uma ou outra comidinha... mas agora, definitivamente, tem muita coisa. Replantei algumas essa semana, podei outras e estou com muitas mudas em franco desenvolvimento... plantar e cuidar das "filhotas" é um exercício constante. Não sei para os outros, mas para mim traz uma alegria enorme.

Então... sem mais delongas, vejam como estão as plantinhas. Quem sabe vocês não se animam e colocam mais verde em suas vidas? Eu recomendo!

Jabuticabeira bonsai.


Outros dois bonsais: cerejeira e figueira.



E aí está a minha prateleira nova, feita com veneziana. Nela coloquei alface, menta, hortelã (está no fundo), coentro, tomilho e tomate (muda).


Meu pé de maracujá.
(devidamente cercado para evitar que Olga Maria coma os morangos e o poejo, que ficam embaixo).


Tangerina.


Amoreira. Falei dela no post sobre Santa Teresa.


Alecrim.


Tomate cereja. Não está lindo?


Melissa pra ficar calminha...


Pimentinhas.


Olha aí o pé de morango!


Tomilho e coentro ao fundo.


Esse foi assim: parti um tomate para fazer salada. Peguei uma colherada de sementes dele e joguei num vasinho com terra. 1 semana depois... tchãrãn! Vou fazer o replantio em breve.

Menta.


Goiabeira bebê.


Boldo.


Pitanga! Hummmm. Adoro!


Babosa.


Lavanda.


Erva cidreira e orégano (no fundo) e hortelã pimenta.


Romã bonsai.

Gente, tem muitas outras plantinhas aqui, mas tenho que tirar mais fotitas para montar um post e apresentá-las, ok? E então, já posso abrir um horti-fruti?

Beijos!

Rê

PS: Ontem plantei sementes de mostarda e de espinafre. Caso cresçam direitinho, em breve terei mais plantas que vasos aqui... rs.

26 comentários:

  1. Renata, você tem uma horta em tanto em seu apt. Estou impressionada com a quantidade de vasos. Eu adoro plantar também, só fico chateada as vezes é que chegando o frio por aqui praticamente tudo morre, e ai temos que começar novamente no próximo ano.
    Realmente você está de parabéns, pois eu sei o que é o trabalho, e tempo que se gasta, que cuidar de um jardim, e horta

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina! Pois é... esse é o meu principal problema aqui: a quantidade de vasos! rsrsrs. Temos 7 janelas e todas elas tem plantas também... rs. Onde eu acho espaço, coloco um vasinho.
    Esse negócio de clima é complicado mesmo... mas você tem um espaço coberto com luz? Sei lá, uma garagem ou algo assim? Se você proteger os vasos do frio, pode dar certo, embora algumas espécies precisem realmente de calor... Aqui, com todo o "tropicalismo" eu tenho que protegê-las, muitas vezes, do calor! rs.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Uau!
    Vc provou que se pode ter planta em todo lugar. E quanta variedade!!!! Aqui em casa, quem gosta de plantar é o marido.
    Cultiva orquídeas e várias outras plantas. Diz que é uma terapia e tanto.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Que máximo. Maçou que é uma terapia saudável, acho lindo, queria muito ter uns temperinhos sempre frescos á Mai, principalmente
    Agora que sou mãe. Mas não tenho talento algum pra isso! Um mês antes da minha filha nascer meu cacto (única planta q ousei ter na vida) morreu. Lembrei do cara que me vendeu dizendo "nem q vc quiser, isso morre... Se morrer contigo te aconselho não ter filhos". Fiquei arrasada!
    Depois relaxei... Afinal ele morreu por excesso de zelo (leia-se água) e quanto mais amor e cuidados com minha filha, mais amor da vontade de dar!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Re,

    Adorei sua horta! Menina, dá para ensinar como manter o alecrim vivo? O meu morreu com a seca, mesmo embaixo da minha acerola (que necessita ser podada pela falta de espaço), Já o manjericão parece gostar de onde está.
    Estive pesquisando vasos, pois alguns são de plástico e cheguei a pensar que o calor do plástico havia ajudado a matar o alecrim, mas vi que não foi, e diferente do que eu pensava, os vasos de barro chupam a água(eu pensava que deixavam a terra mais úmida. :) Vamos marcar de ir ao CADEG um dia? Está aberto aos sábados pela parte da tarde?

    Beijo e coloca mais fotos.

    ResponderExcluir
  6. Renata, e´muito bom ter uma hortinha em casa, a sua é super caprichada, uma lindeza! parabéns!
    Sempre tive vazinhos com ervas, hoje temos mais espaço para uma horta nesta casa que moramos há 2 anos em Salvador, mas continuamos experimentando o que cresce aqui com esse calor...
    bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  7. Olá Renata!
    Adorei seu post. também me mudei de uma casa com um belo jardim para um apê aqui em Rio Grande, RS e já comecei com minha plantação...rs...Plantei um pé de louro, num vaso, tenho um bonsai de romã (você poda a sua em que época?)e vou buscar mudas de temperinhos que pretendo plantar numa floreira na cozinha. Adoro cactus! depois vou lhe mandar umas fotos de meus jardins suspensos...Grande abraço
    Ludmila

    ResponderExcluir
  8. Dani, sem dúvida é uma grande terapia. Para mim funciona, me acalma. Acho que todos devem tentar! Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  9. Izaaaaa! Adorei o seu blog! Fiquei com uma baita vontade de morar mais perto de Brasília... snif, snif.
    Pra você ficar menos arrasada: já matei vários cactus pelo mesmo motivo que você... hehehehe. Faz parte! Tenha outros!! Mas tenho certeza que cuidar da sua filha também é uma delícia. A minha só me dá alegrias! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Lola!!! Olha, pelo que eu sei o Cadeg fica aberto aos sábados até as 12:00h. Mas podemos combinar sim!!

    Sobre o alecrim, bom, acho que o seu pode ter morrido afogado. rsrs. É que o alecrim não gosta de muita água. A terra não pode ficar encharcada e eu, por exemplo, só rego 1 ou 2 vezes por semana. Além disso é bom "afofar" a terra porque ele gosta de canteiro com terra mais solta. Também é importante ter muita drenagem e para isso, eu costumo colocar areia no fundo sobre argila espandida e depois da terra e do substrato, coloco mais uma camada de areia. Tendeu? E ele gosta de sol. Vai ver colocá-lo embaixo da acerola, não foi um bom lugar...
    Já o manjericão pode receber mais água. Todos os dias, se pegar muito sol ou a cada dois dias se não tiver tanto sol assim.
    Vou postar mais fotos sim! Xá comigo!! Beijo!!

    ResponderExcluir
  11. Ô Jussara! Obrigada!!! Eu tenho muito carinho pelas minhas plantinhas e fico muito feliz que você tenha gostado. Quero ver as suas também!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Lu, tô doida para ver as fotos! Queria fazer algo suspenso aqui, mas tô sem idéia. Me ajuda?
    Sobre a bonsai de romã, eu fico com uma dó enorme de podar, sabia? Aprendi, com a minha avó, que não se deve podar nada em meses que têm "r". Ou seja: o ideal seria podar em maio, junho, julho e agosto. Pq? Não sei! rs. Pesquisando, eu aprendi que devemos podar no início do outono, para que a plantinha fique bem nos dias mais frios. Além de podar, limpar os galhos secos e as folhas amareladas. E isso eu faço sempre... Mas, como aqui o clima não é regular, eu vou olhando e quando acho que tem um galho mais estranho, podo. Com dó, mas podo. rs.
    A bonsai deve ter um cuidado maior, eu sei. Mas eu tento podar o mínimo possível. Ela já é pequena, né? Não dá uma dózinha? rsrs.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Rê..que coisa linda!! já salvei seu blog nos meus favoritos.
    bom..pelo visto compartilhamos mais um gosto!..tb tenho uma hortinha no apto. sonhando em morar numa casa com quintal ou, de preferência, num sítio onde elas possam ter muito mais espaço..rs
    Mas é sempre uma delícia cuidar delas e trazem muita alegria pra casa!
    Saudades de bons papos com vc...
    um beijo grande!
    Camila Folly

    ResponderExcluir
  14. Camilaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Que saudade de você!!!!!! Olha, um sítio é tudo o que eu queria... mas... rs.
    Precisamos nos encontrar!!! Ainda estou precisando fazer a minha tattoo, hein!

    Beijooooooooooooooo!!!!

    ResponderExcluir
  15. Re queridaaaaaaaa, amei amei suas plantinhas, e saber que você tem tudo isto em um apartamento!!!
    Lindo seu cuidado e carinho por elas, dá gosto de ver!!!
    Beijossssssssss pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  16. Oi, Re,

    Fiquei ansiosa para ver sua resposta sobre o alecrim, fiquei tentando entrar na net sempre que podia,rsss... Vou comprar outra mudinha e tentar fazer como você falou, não tenho paciência de esperar as sementinhas germinarem :). Quanto ao Cadeg, estou louca para ir, mas, saio 13:00 do trabalho aos sábados. :( será que abre em um desses dias desse feriadão? Abre aos domingos? Durante a semana é inviável pra mim. :(

    Hoje podei minha acerola. Sei que não é época, mas tenho que mantê-la abaixo do meu muro. Ela está começando a dar, por isso, faço a poda à noite que é mais fresco e molho muito, para que ela não sinta tanto. ( nem te conto o quanto fiquei me coçando! :))

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Veroooooooooooooo!!!!! A área daqui de casa está ficando super lotada de plantas!! rsrsrs. Mas eu amo. Não vivo sem. Beijoooooooooooo, lindona!!!! E obrigada pelo carinho!!!

    ResponderExcluir
  18. Lola, a feira do Cadeg funciona de segunda à sábado, se não me engano, de 00h às 12h... As lojas abrem na parte da tarde, mas não têm tudo que a feira tem... Acho que quinta e sexta dessa semana vai funcionar normalmente. só não deve abrir no domingo mesmo. Dá uma ligada pra lá: 3890-0202. Quem sabe eles vão fazer um horário alternativo para aproveitar o feriadão? Beijooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  19. Oi Re!
    Bem-vinda:)
    QUe gostoso ver esse cantinho do seu apto.
    Nunca imaginei que num apto desse para ter tudo isso rs.
    Olha tá tudo lindo!!! Me deu até vergonha agora de ver tudo isso e em casa não ter nada disso. Só umas poucas plantinhas ...
    Deixa eu ir amadurecendo a idéia para ver se consigo ter muitas e muitas plantas assim em casa:)
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. OI QUERIDA!
    QUE HORTA MARAVILHOSA, TAMBÉM TENHO MINHA HORTINHA EM CASA, É TUDO DE BOM NÉ?!
    PARABÉNS, SEU BLOG É UMA GRAÇA.
    BEIJINHOS E TE ESPERO NO MEU TRÉSORS.

    ResponderExcluir
  21. Renata querida,
    Eu tbm amo cuidar de plantas, acho que é mais que uma terapia, é algo muito prazeroso, e que além de tudo , dá frutos, hehehe...
    Tenho alguns pequenos vasos com plantinhas na varanda do apê, mas no jardim da garagem do prédio, me apossei de um pedaço de terra e fiz lá a minha hortinha. Tbm tem uma caixa de fazer cimento, que peguei no lixo, coloquei próxima a outra horta e plantei salsinha.
    Qdo viajo, os vigias noturnos aguam tudo pra mim.
    Acho um luxo e um privilégio colher verduras e temperos plantados pela minha própria mão.
    Beijos carinhosos e uma feliz e abençoada páscoa em família,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Re,

    Passei para dizer que comprei outro alecrim, mas, não sei se sobreviverá. Teve que passar o dia em uma sala fechada e depois umas 3 horas dentro do carro, plantei assim que cheguei ao apartamento, mas, hoje algumas partes estavam secando. Confesso que estou ficando frustrada com ALECRIM. :(

    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. REnataaaaaaaaaaaaa, que maravilha!!!! Que cheirinho deve ter sua casa com tantos temperos gostosos e frutinhas tb???? Bom demaiissssss!!!
    Obrigada pela visitinha!!!
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  24. adorei seu blog. tô seguindo... vc tem ideias otimas e super economicas...

    ResponderExcluir
  25. Veronica e Patrycya eu respondi pra vocês por e-mail? Beijooooooooooooo e obrigada pela visita!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Renata bom dia.Tenho em casa um pé de pitanga,embora eu cuide com adubo,regas frequentes,nunca deu uma só pitanga,como vc trata a sua?

    ResponderExcluir