quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tv por assinatura

Gente, hoje um amigo me mandou o link deste texto MARAVILHOSO do Artur Xexéo.

Leiam e, como eu, tenham boas gargalhadas.

Beijo grande!!!



Blog do Xexéo  Rio, 21 de julho de 2010

Enviado por Artur Xexéo - 21.7.2010 - 7h00m
COLUNA DO SEGUNDO CADERNO (21/07/2010) - Globo.com - Coluna O Globo Cultura.

A TV por assinatura que tá barata pra caramba

Tive a má ideia de mudar o plano de minha TV por assinatura para passar a receber canais em HD. Sim, caro leitor, esta é uma daquelas colunas em que o colunista se aproveita do espaço que tem em jornal para protestar contra o mau trato que recebe como consumidor. Mas não vou exacerbar. Para não ser acusado de abuso de autoridade, prometo não citar o nome da operadora. Assim, meu caso servirá como exemplo, mas não estarei prejudicando ninguém. Se, mesmo assim, o leitor insiste que este não é o tipo de assunto que deveria fazer parte de uma crônica de jornal, por favor, peço desculpas, mas tenho que desabafar.

Assinei contrato novo e esperei cinco dias úteis para que a nova aparelhagem fosse instalada na minha casa. Eu não estava presente. Quando enfim me deparei com a nova traquitana, surpresa: não havia um só canal em HD no ar. Não me desesperei. Não sou de me desesperar. Simplesmente, telefonei para o serviço de atendimento ao cliente.
Uma voz feminina, simpática, com sotaque baiano, me atendeu prontamente:
— Vou pedir um reforço de sinal, senhor. O senhor deve estar esperando duas horas para que os canais entrem no ar.
Estranhei o gerundismo, que acreditava abolido do diálogo do telemarketing nacional, mas acreditei. Estive esperando por duas horas, e... os canais não entraram no ar.
Não me desesperei. Como já disse, não sou de me desesperar. Liguei de novo para o SAC da minha TV por assinatura — insisto em não revelar seu nome para não ser acusado de estar aproveitando a minha coluna para conseguir atendimento especial — e expliquei que, duas horas depois, os canais em HD continuavam fora do ar.
— Mas o senhor esperou com a TV ligada ou desligada?
Não sei, não, aquela pergunta me deu a impressão de estar sendo vítima de uma pegadinha, mas não me desesperei. Fui gentil na resposta:
— Desligada.
— Ah, então foi por isso. A TV tinha que ficar ligada. Vou pedir um reforço de sinal e o senhor, por favor, deve estar esperando por duas horas com a TV ligada.

Respirei fundo, agradeci e, com a TV ligada, estive esperando mais duas horas. Os canais não entraram no ar. Não me desesperei. Como todo mundo sabe, não me desespero. E liguei novamente.
— Então vou estar transferindo o senhor para um técnico.
— Faça isso. Vou estar esperando a transferência.

Gentilíssimo, o técnico me pediu 213 informações. Solicitou que eu tirasse o cabo 1 do aparelho. Depois, que eu tirasse o cabo 2. Finalmente, que eu trocasse o cabo 1 com o cabo 2. Diagnóstico: o sinalizador do cabo 2 não estava funcionando.

— Vou estar agendando uma visita técnica para substituir o cabo.

Três dias depois, o técnico foi lá em casa, ficou satisfeitíssimo com o comportamento dos dois cabos e mudou o diagnóstico:
— Vou estar solicitando um reforço de sinal, o senhor deve estar aguardando duas horas. Caso os canais HD não entrem no ar, o senhor deverá estar solicitando a troca do aparelho...

Não me desesperei, mas interrompi o técnico. E tentei cancelar a minha assinatura ali mesmo. O técnico não aceitou. Telefonei, então, para o SAC mais uma vez. Minha ideia era cancelar a assinatura. Depois de fornecer meu CPF, a data de nascimento da minha falecida mãe, meu endereço, meu telefone celular, meu pintor preferido do Renascimento e minha novela inesquecível, a atendente me disse a frase que enfim me desesperou:
— O senhor está ciente do valor da multa que deverá pagar?
— Multa? Mas multa por quê?
— Por quebra de contrato.
— Mas eu não quebrei o contrato. Minha única obrigação era efetuar o pagamento da mensalidade. A obrigação de vocês era me fornecer os canais em HD. Eu paguei. Vocês não forneceram. Quem quebrou o contrato foram vocês. Se existe uma multa, vocês é que teriam que me pagar.
— Sinto muito senhor, mas tenho que estar informando o valor da multa.
— Mas eu não quero estar ouvindo.

E assim ficamos por... uma hora. Ela querendo estar me informando, e eu me negando a estar escutando. No fim, ganhei a disputa. Ela se conformou em anotar num protocolo que o cliente se recusava a estar sendo informado do valor da multa.

E foi assim que troquei de operadora de TV por assinatura. Mas alguma coisa me diz que, mais cedo ou mais tarde, a multa da antiga operadora vai chegar. Insisto em não revelar o nome da operadora, mas já vou logo avisando: se chegar, vou estar transferindo a multa para o Bruno Mazzeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário